Conheça os principais benefícios do azeite

Os múltiplos benefícios do azeite para a saúde são incontestáveis. O azeite virgem extra é um produto 100% natural, extraído diretamente das azeitonas, e é um dos alimentos com maiores propriedades preventivas e curativas que existe na natureza.

As principais diferenças entre o azeite e os outros óleos alimentares vegetais são a sua obtenção a partir de frutos, e não de sementes, e a interdição do uso de solventes na sua extração, bem como de processos de reesterificação ou de mistura com outros óleos de origem vegetal.

A presença de compostos biologicamente ativos e comprovadamente benéficos para a saúde, antioxidantes naturais, fitoesteróis, vitaminas lipossolúveis, esqualeno, entre outros, faz com que o azeite ocupe um lugar de destaque na dieta mediterrânica, estando incluído no grupo de alimentos que devem ser consumidos diariamente.

Várias investigações científicas comprovam o valor e as inúmeras propriedades benéficas deste alimento na saúde:

  • O azeite promove uma maior concentração da hormona da saciedade, serotonina, no sangue.
  • O azeite tem um papel significativo na manutenção de ossos saudáveis.
  • O consumo de azeite e de gorduras monoinsaturadas tem um efeito protetor e regenerador da pele.
  • O azeite possui outros componentes como a vitamina E e A e outros compostos fenólicos, que lhe conferem propriedades antioxidantes.
  • Os ácidos gordos do azeite desempenham um papel benéfico nas funções imunitárias.
  • Uma dieta rica em azeite torna as células mais resistentes à oxidação e, desta forma, ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes e alzheimer.
  • Uma alimentação rica em antioxidantes como os que se encontram no azeite, ajudam a prevenir o envelhecimento celular e com ele certas formas de cancro.
  • O azeite é rico em esteróis vegetais que provocam a diminuição do colesterol no sangue.
  • A substituição de ácidos gordos saturados por ácidos gordos monoinsaturados na dieta conduz a uma diminuição da pressão arterial.

Estes são apenas alguns dos principais benefícios do azeite na saúde, que é a gordura alimentar mais saudável que se conhece, sendo uma parte integrante de uma alimentação equilibrada e completa.